Seguidores

Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

avalição da unidade 2

Essa unidade foi muito importante para minha formação. Fiz grandes aprendizados ao pesquisar e conceituar webquest, hipertexto, ao fazer novas postagens no blog, fazer comentários nas produções dos colegas, planejar uma aula com os recursos aprendidos, executá-lo em sala e compartilhar com os colegas o resultado, através da apresentação de um poster. Enfim, foram muitos os aprendizados que carregarei por toda minha trajetória docente.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade 2-3 e 2-4 - Conceituando hipertexto.


Hipertexto na minha concepção é um texto com varios outros textos conectados entre si, ou seja, é um texto digital no qual se tem palavras destacadas (Links) que permitem a leitura e compreensão dos textos. Segundo Oilas Siqueira, o conceito de hipertexto é “Modelo para estruturar documentos de maneira não linear usando os conceitos de nós, elos e âncoras.”
A referida conceituação define tecnicamente o Hipertexto como um modelo de documento não linear, onde os nós que vão interligá-lo à outros documentos podem ser palavras , imagens, páginas, sons e ou referências. Estes elos, âncoras nos remetem a outros documentos sou sites também hipertextuais. O hipertexto aumenta a capacidade de funcionamento da mente humana, sendo capaz de estocar grande quantidade de informações acessíveis rapidamente, cumprindo assim a função de suprir as falhas da memória humana através dos recursos mecânicos como por exemplo o http://pt.wikipedia.org/wiki/Memex
Na wikipédia,  “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos e textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
A ideia de hipertexto é bastante controversa, pois alguns autores como (Bolter e Grusin-2005) defendem que o hipertexto não ocorre apenas no meio digital, ela já existe há milênios como no uso das enciclopédias de papel. Outros, (Landaw -1995) entendem o hipertexto apenas nos ambientes digitais porque permitem acessar qualquer informação através da rede de internet. Independentemente das controversas, o hipertexto pode contribuir de maneira satisfatória no contexto escolar, pois seja pesquisando nos livros ou na agilidade da internet, ele pode incentivar tanto o professor quanto aluno à leitura e à produção individual ou colaborativa do conhecimento, reconstruindo os parâmetros da instituição escolar hoje existente e decadente.
O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Lina Morgado (1998), enfatiza a ativa participação do “aluno/leitor” de hipertextos na aquisição de conhecimentos, pela autonomia propiciada pelo meio digital, que desenvolve a responsabilidade quando faculta-lhe os trajetos de acesso e obriga-lhe a interpretar as informações acrescentando comentários e conclusões pessoais.
A aprendizagem se dará por descoberta, e é individual, pois cada um fará as próprias associações realizando assim uma aprendizagem implícita e poderá colocar sua visão do assunto e em contrapartida aprender com a visão dos colegas.
Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo. A contribuição do hipertexto para a educação está na participação ativa e consciente do estudante, na possibilidade de produzir, refazer, destruir e reconstruir, trazendo novos sentidos, outras descobertas, novos olhares para o mesmo assunto, que é mais dinâmico através do compartilhamento de ideias que o ciberespaço nos propicia.

2-2 - Experiências


A navegação foi ótima, pois o link de navegação remete ao leitor outros documentos de texto através dos site, onde o usuário ao acessar um ponto determinado de um hipertexto, consequentemente, terá acesso a outros assuntos interligados, num grau de interatividade que ultrapassa a barreira da leitura plana ou linear.
Ao navegar nos links percebi, na verdade senti uma diferença enorme, pois, enquanto a gente pensa para escrever, na internet se vai além, ou seja, busca em vários lugares ao mesmo tempo. Assim, facilita o trabalho do educador que é tão trabalhoso e dificil de ensinar. Portanto, a internet veio para facilitar e muito o nosso trabalho.
A navegação foi realizada através de pesquisa feita pelo link google, onde encontrei várias definições sobre o que é hipertexto, o qual facilitou o meu entendimento. Acredito que após essa pesquisa terei facilidade em produzir muitos textos incluindo hipertexto para que outras pessoas tenha acesso e facilidade na leitura. O hipertexto terá seu novo espaço na escrita em sala de aula, adquirindo o hábito diferente de leitura.
Uma sala de aula onde se trabalha com hipertextos se transforma num espaço transacional apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse.
O professor deve adequar-se aos novos tempos, incluindo cada vez mais a tecnologia no seu ensino aprendizagem, procurando sempre inovar suas aulas para que possa torná-las mais atrativas, e essa ferramenta é muito importante para que seus alunos aumentem seus conhecimentos e também facilitando as pesquisas.

Atividade 1-6 - Webquest

WebQuest é uma ferramenta voltada para  aprendizagem de professores e alunos. É um processo educacional com objetivo de trabalhar no desenvolvimento de projetos, de diferentes pesquisas. Exige  criatividade, para que haja um aprendizado pleno, elaborado com a colaboração de todo o grupo envolvido no trabalho. Por meio da Webquest pode-se  ensinar ao aluno a desenvolver tarefas mais complexas, que lhe sejam desafios a ser vencidos. Ela deve estimualar a formação de um pensamento crítico. Ainda se torna mais interessante porque pode ser divulgado e compartilhado na rede eletrônica, colaborando para o aprendizado de muitas outras pessoas.

Atividade 1.5 - Mapa conceitual

Atividade 1.3 - Pesquisa institucional

Esse é o resultado da pesquisa institucional realizado na UMEI Casa da Criança.

1.2 - Quem sou eu

Sou mãe de dois lindos filhos,eles são os meus tesouros aqui nessa sociedade conturbada. Fiz faculdade de pedagogia pela EDUVALE,sou apaixanada por essa profissão basta um sorriso dos meus bebes pra que eu ache toda graça na vida.  A  vida é apesar de momentos CONTURBADOS sinprismente bela e graciosa com JESUS no coração.

Atividade 1.1 - Aprendendo com as TICs

Nome: Rosângela Ferreira Nunes Serante
Unidade: UMEI Casa da Criança
Atividade: 1.1
Formador: Jorge

A educação em nosso país tem passado por um processo de mudanças profundo, com a inserção de novas tecnologias na rede educacional. Nossos alunos tem chegado as escolas com um turbilhão de novidades, de fatos e acontecimentos que ele viu na televisão, na internet, ouviu na rádio e costuma compartilhar conosco, mas nós, muitas das vezes nos sentimos perdidos, “atrasados no tempo” pois não estamos inseridos de vez nesse mundo globalizado, não assistimos ou não lemos aquilo que nosso aluno veio todo satisfeito nos contar e por tal motivo, não conseguimos emitir opinião sobre o assunto. Outras vezes nos deparamos com discentes que desconhecem o uso de qualquer tecnologia, que não consegue nem ligar um computador e nós devemos ensiná-los, colaborar para sua aprendizagem, sendo para isso necessário, conhecer antes.
Essas mudanças tecnológicas são um desafio para professores e alunos, essa é a dura realidade. Qual a solução então? O que fazer?
Não há formulas prontas e acabadas, um manual de como atuar perante essas mudanças, mas considero essencial a disposição e interesse do docente em aprender a lidar com novos recursos, a assistir mais programas jornalísticos, esportivos, aprender a lidar com o computador e se interagir com o mundo virtual para conhecer aquilo que está acontecendo em nosso dia a dia e ter acesso aquilo que possa favorecer o desenvolvimento intelectual de nossos alunos, transformando informações desconexas e fragmentadas em conhecimento verdadeiro, para a formação de alunos criativos, perspicazes e cidadãos efetivamente participativos e interessados pelo mundo em que vivem.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

plano de aula


Atividade 2-6
Planejando Atividade com Hipertexto
Rosangela Serante

Uso de formas geométricas e alfabeto na UMEI

Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino Componente Curricular

Educação Infantil Movimento
Educação Infantil Percepção Visual
Educação Infantil Tato

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
  1. Melhorar sua coordenação motora;
  2. Ampliar as habilidades com as mãos;
  3. Coordenar os seus movimentos;
  4. Aprender diferentes formas geométricas;
  5. Aumentar a atenção e destreza corporal;
  6. Desenvolver sua capacidade cognitiva;
  7. Aprender a se socializar com o grupo.
Duração da atividades
Cerca de 20 a 25 minutos.

Estratégias e recurso da aula

Serão trabalhadas as formas geométricas, cores e letras. Em seguida, já no laboratório, os alunos visitarão o site de jogos www.ighinho.com.br. Será selecionada a opção jogos para pequeninos/pintura virtual e as crianças navegarão.
Os recursos utilizados nesta aula serão computador com caixa de som, internet, tinta, papel, pincel atômico.

Avaliação

A avaliação acorrerá durante o desenvolvimento das atividades propostas, na qual os alunos serão convidados a desenvolverem a habilidade de pintura pelo computador e posteriormente estarão desenvolvendo desenhos de letras e formas geométricas em folha sulfite com tintas de cores diversas.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Avaliação Geral do Curso

Este curso foi de grande importância para o aprendizado didático-pedagógico, aprendendo a utilizar as ferramentas tecnológicas para o melhor desempenho da prática pedagógica, envolvendo pesquisa, a estética da aula. Ele teve uma boa qualidade de ensino sobre a tecnologia a ser utilizada na educação.

Reflexão texto sobre Blog

Os Blog's são uma importante ferramenta, as aplicações pedagógicas são inúmeras desde publicar simples tarefas digitalizadas que só irá mudar o meio onde vai ser colocado, até atividades que provoquem o aluno a criar, escrever textos, fazer produções dos mais diversos formatos. Com uma diferença quando os alunos sabem que seu trabalho ou sua pesquisa irá ser vista por um público maior eles capricham muito mais no trabalho. É um incentivo a mais. 

Plano de Aula: Plantas, Água e Ar

Plano de Aula


Berçario II



Assunto: Plantas, água e ar

Dados da Aula

Introdução
Enfatizar um estudo de como cultivar as plantas e os cuidados diários, que devemos ter e também será cultivada certas variedades de plantas.
Duração das atividades

15 a 20 minutos de duração por serem bebês.

Descrição da atividade

Convidar as crianças para juntos conhecerem  mudas de hortelã que podemos usa-lo em forma de chá, a  qual, iremos plantar no vasinho com pet.  
Com isso, instigar a curiosidade e o aprendizado dos bebes.
 Pretendendo instigar a curiosidade de todos por meio de diferentes recursos. Para isso vou utilizar  o vídeo “Educação Ambiental: horta de saberes e sabores”.
Esse vídeo pode ser encontrado no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=N9fGoJ4D5mQ.  
   
Objetivo Geral
Oportunizar a criança a adquirir hábitos de conservação e respeito ao meio ambiente, e os recursos naturais como: plantas, água e ar.
Objetivos Específicos
  • ·         Valorizar as plantas;
  • ·         Incentivar ao cuidado com as plantas;
  • ·         Desenvolver hábitos de conservação e observação;
  • ·         Realizar atividades em equipe;
  • ·         Ter consciência da preservação desses recursos;
  • ·         Ampliar o vocábulario.

Conteúdos
  • ·         Seres vivos (plantas);
  • ·         Interação;
  • ·         Cuidados;
  • ·         Rodinhas;
  • ·         Desenhos e escrita (garatujas);
  • ·         Equilíbrio;
  • ·         Musica.

Recursos:
  • ·         Oração;
  • ·         Chamada;
  • ·         Plantas;
  • ·         Terra;
  • ·         Vasinho;
  • ·         Água;
  • ·         Musica;


Avaliação
A avaliação nessa área da natureza é entendida como fonte valiosa sobre processos de interação social e o aprendizado na exploração do ambiente. 

Vídeo da minha disciplina


quinta-feira, 14 de julho de 2011

Apresentação

Este blog foi feito no curso Introdução á Educação Digital com finalidade de ser ferramenta de divulgação de atividades.