Seguidores

Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade 2-3 e 2-4 - Conceituando hipertexto.


Hipertexto na minha concepção é um texto com varios outros textos conectados entre si, ou seja, é um texto digital no qual se tem palavras destacadas (Links) que permitem a leitura e compreensão dos textos. Segundo Oilas Siqueira, o conceito de hipertexto é “Modelo para estruturar documentos de maneira não linear usando os conceitos de nós, elos e âncoras.”
A referida conceituação define tecnicamente o Hipertexto como um modelo de documento não linear, onde os nós que vão interligá-lo à outros documentos podem ser palavras , imagens, páginas, sons e ou referências. Estes elos, âncoras nos remetem a outros documentos sou sites também hipertextuais. O hipertexto aumenta a capacidade de funcionamento da mente humana, sendo capaz de estocar grande quantidade de informações acessíveis rapidamente, cumprindo assim a função de suprir as falhas da memória humana através dos recursos mecânicos como por exemplo o http://pt.wikipedia.org/wiki/Memex
Na wikipédia,  “Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos e textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.”
A ideia de hipertexto é bastante controversa, pois alguns autores como (Bolter e Grusin-2005) defendem que o hipertexto não ocorre apenas no meio digital, ela já existe há milênios como no uso das enciclopédias de papel. Outros, (Landaw -1995) entendem o hipertexto apenas nos ambientes digitais porque permitem acessar qualquer informação através da rede de internet. Independentemente das controversas, o hipertexto pode contribuir de maneira satisfatória no contexto escolar, pois seja pesquisando nos livros ou na agilidade da internet, ele pode incentivar tanto o professor quanto aluno à leitura e à produção individual ou colaborativa do conhecimento, reconstruindo os parâmetros da instituição escolar hoje existente e decadente.
O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas. Lina Morgado (1998), enfatiza a ativa participação do “aluno/leitor” de hipertextos na aquisição de conhecimentos, pela autonomia propiciada pelo meio digital, que desenvolve a responsabilidade quando faculta-lhe os trajetos de acesso e obriga-lhe a interpretar as informações acrescentando comentários e conclusões pessoais.
A aprendizagem se dará por descoberta, e é individual, pois cada um fará as próprias associações realizando assim uma aprendizagem implícita e poderá colocar sua visão do assunto e em contrapartida aprender com a visão dos colegas.
Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo. A contribuição do hipertexto para a educação está na participação ativa e consciente do estudante, na possibilidade de produzir, refazer, destruir e reconstruir, trazendo novos sentidos, outras descobertas, novos olhares para o mesmo assunto, que é mais dinâmico através do compartilhamento de ideias que o ciberespaço nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário