Seguidores

Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Atividade 1.1 - Aprendendo com as TICs

Nome: Rosângela Ferreira Nunes Serante
Unidade: UMEI Casa da Criança
Atividade: 1.1
Formador: Jorge

A educação em nosso país tem passado por um processo de mudanças profundo, com a inserção de novas tecnologias na rede educacional. Nossos alunos tem chegado as escolas com um turbilhão de novidades, de fatos e acontecimentos que ele viu na televisão, na internet, ouviu na rádio e costuma compartilhar conosco, mas nós, muitas das vezes nos sentimos perdidos, “atrasados no tempo” pois não estamos inseridos de vez nesse mundo globalizado, não assistimos ou não lemos aquilo que nosso aluno veio todo satisfeito nos contar e por tal motivo, não conseguimos emitir opinião sobre o assunto. Outras vezes nos deparamos com discentes que desconhecem o uso de qualquer tecnologia, que não consegue nem ligar um computador e nós devemos ensiná-los, colaborar para sua aprendizagem, sendo para isso necessário, conhecer antes.
Essas mudanças tecnológicas são um desafio para professores e alunos, essa é a dura realidade. Qual a solução então? O que fazer?
Não há formulas prontas e acabadas, um manual de como atuar perante essas mudanças, mas considero essencial a disposição e interesse do docente em aprender a lidar com novos recursos, a assistir mais programas jornalísticos, esportivos, aprender a lidar com o computador e se interagir com o mundo virtual para conhecer aquilo que está acontecendo em nosso dia a dia e ter acesso aquilo que possa favorecer o desenvolvimento intelectual de nossos alunos, transformando informações desconexas e fragmentadas em conhecimento verdadeiro, para a formação de alunos criativos, perspicazes e cidadãos efetivamente participativos e interessados pelo mundo em que vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário